Quem sou eu

Minha foto

Escritora e Poetisa amante da natureza

TEORIA DO HAICAI

Tanto inventou
Sobre o fazer do haicai
Isso e aquilo

Acabaram por sumir
Com seu jeito natural



PAGINA DE RASCUNHO (fragmentos da teoria)

Haicai é:

*Um poema de três versos preferivelmente escrito em 5, 7, 5 sílabas, sem rima nem título

MUITAS SÃO AS FALAS: CADA UM DIZ UMA COISA E TORNAM VÁRIAS TEORIAS, ASSIM DIZEM:
*A imagem objetiva de um instante da realidade, sugestiva mas não explicativa. 

*Deve ter como eixo um kigo, ou termo-de-estação, evidenciando nosso diálogo com a natureza e a transitoriedade das coisas.  

No peito abre
enorme flor vermelha
Tiro de guerra

flor vermelha = kigo  que indica estação primavera

*@*


?  Muito se fala que haicai é a fotografia do momento e que não deve assumir caráter sentimentalista e etc.

                                                             *@*

 - Haicai é um raio de inspiração, digo eu, e pode ser escrito de qualquer lugar ou situação que se visualize o poema.  Esse e outros, foram construidos a partir de um texto -26dez2010 13:08 - é um poemeto e não foge às regras, quem pode dizer que não é um haicai?

Flores no campo
A lua ilumina
Amor me sorri

*@*


? Haikai ou Haicai (Brasil) e Haiku (Japao),
É uma forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão e a objetividade. São poemas de três versos (tercetos= 3 linhas horizontais) assim distribuídos, como os caracteres japoneses (em única linha vertical) e no Brasil silabas(tercetos= 3 linhas horizontais): primeiro verso com cinco silabas, o segundo com sete silabas e o terceiro com cinco silabas.(30abr2011)

*@*

? (PANORAMA DO HAICAI NACIONAL) 
José Marins - haicaísta, escritor

Rafael Noris - Como você conheceu o haicai?
 
Ainda não conheci o haicai, talvez nunca chegue a fazê-lo. O haicai não é apenas um poema, é uma educação permanente, um caminho (ainda bem que longo e estimulante).

O gênero haikai é um só, ele engloba um tipo clássico de haicai, cuja origem está fundamentada nos mestres japoneses Basho, Issa, Onitsura, Shiki, Sato, Goga, etc. No gênero haikai temos o poema haicai, o haibun, o tanka, o renga, a haiga, o senryu.
O que mais se destaca é o haicai, chamado no exterior de haiku (que é o nome que passou a ser difundido desde a morte de Shiki em 1902). Para mim só existe um tipo de haicai, o restante são estilos provindos da forma tradicional ou clássica. Cada vez me convenço mais da inutilidade desses adjetivos, pois

o haicai é um só: o que tem sentido de haicai, haimi:

mais ou menos dezessete sílabas poéticas, distribuídas em duas partes interligadas ou contrastantes em três versos, contendo o termo de estação (kigo), usando uma linguagem simples, sem rimas ou metáforas.

*@*

cont...